Circuito Vale Sul: Tipón, Pikillacta, Portada de Rumiqolqa, Andahuaylillas

Home  >>  Excursões em Cusco  >>  Circuito Vale Sul: Tipón, Pikillacta, Portada de Rumiqolqa, Andahuaylillas

Circuito Vale Sul: Tipón, Pikillacta, Portada de Rumiqolqa, Andahuaylillas

Circuito Vale Sul: Tipón, Pikillacta, Portada de Rumiqolqa, Andahuaylillas.

 

Tipón

Esta localizada a 25 km de Cusco, em 3,500 m acima do mar, autores afirmam que o verdadeiro nome de Tipón pode vir da Timpuc de nome quéchua que significa “estar fervendo” e se relaciona com a água que flui das fontes, como se o liquido esta fervendo.  Segundo historiador Victor Angles Vargas, aqueles cercos foram feitas construída pelo Inca Wiracocha como uma moradia e refugio para o seu pai Yahuar Huacac após seu voo na guerra contra os Chancas. Este complexo é constituído por muitos edifícios com paredes de tipo Pirca, grama amarela e lama entre pedras, terraços, aquedutos, estradas, pontos de Vision, ainda, mas impressionante é o sistema de irrigação que ainda está servindo a agricultura e foi feito aproveitando a nascente de agua existente no local.

Tipon

Pikillacta

Perto da lagoa de Wacarpay que esta a uma altitude de cerca de 3,350 m acima do mar,       Pikillacta é uma composta quéchua palavra que significa Cidade das Pulgas, no entanto, não e o original. Pikillacta foi uma das cidades pré–incaicas, e pertencia a uma cidade satélite da Cultura Wari desenvolvida no departamento de Ayacucho dias atuais. A Cultura Wari é uma mistura de elementos culturais das civilizações Warpa, Nazca e Tiahuanaco.

Pikillacta tem um traçado geométrico quase perfeito, dividido em grandes quarteirões retangulares com ruas longas e retas. As paredes eram cobertas de barro e caiadas de gesso, da mesma forma, os andares foram feitos com uma espessa camada de gesso. Seu edifício tinha duas e até três historias, com muros altos feitos com lama lig pedras as paredes eram largamente pela base e mais estreita por cima.

Piquillacta

Portada de Rumiqolqa            

Portões Incas chamados de Rumicolca, erigidos sobre alicerces Wari, os blocos incas são bem mais finos do que as obras originais dos Wari. Tais portões eram uma espécie de barreira aduaneira para pessoas com destino a Cusco.Portada de Rumiqolqa

 Andahuaylillas

A Igreja e considerada a “Capela Sistina” das Américas, por causa da qualidade das obras encontradas dentro dela. Essa igreja do século XVII exibe uma fachada simples de tijolos que não da indicio de seus tesouros internos. Eles incluem um reluzente teto folheado a ouro, um altar barroco de cedro entalhado e folheado a ouro, maravilhoso mural e dois órgãos de tubos do século XVII, restaurados, que são os mais antigos órgãos de lá época.

San-Pedro-Apostol-de-Andahuaylillas

Se você quiser mais informações ou tiver alguma dúvida entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *